O QUE SÃO OS SUPERALIMENTOS?
Não fazem milagres mas a razão do prefixo “SUPER” está nos beneficios que trazem para a saúde.
Segundo os nutricionistas, têm esta designação por serem ricos em determinado nutriente, fazendo com que tenham um efeito quase terapêutico para o organismo.
QUAIS SÃO ALGUNS DOS SUPERALIMENTOS?
Feitas as explicações, vamos às apresentações. A lista é longa mas comecemos com aqueles que já começaram a fazer parte da alimentação dos portugueses, ocupando o lugar tipicamente dado ao arroz, massa e batata, a saber:
Quinoa
Batata doce
Trigo sarraceno
Bulgur
As espécies de cereais, grãos ou plantas acima referidas, pelas suas características, ajudam a:
Controlar a Diabetes
Fortalecer o sistema imunitário
Indicados nutricionalmente para uma dieta de emagrecimento
Mais adiante referiremos mais alguns dos restantes superalimentos.
O QUE PROCURAM NOS SUPERALIMENTOS AS PESSOAS COM EXCESSO DE PESO?
Apesar do excesso de peso continuar a ser uma preocupação de quem procura um nutricionista, o padrão tem vindo a mudar.
Há alguns anos atrás quem entrava no consultório de um Nutricionista, na sua maioria, vinha por indicação médica devido ao excesso de peso o que traz sempre uma carga de “imposição” negativa.
Actualmente há muitos mais doentes que procuram um nutricionista para uma reeducação alimentar.
Em vez de dietas milagrosas com resultados de curta duração os nutricionistas vêem cada vez mais pessoas interessadas em aprender a comer melhor, apostando numa mudança a longo prazo.
Alterar hábitos alimentares sem ter como único objectivo ver descer o ponteiro da balança é essencial para prolongar resultados e conseguir assumir novos hábitos de forma independente, sem ter que estar constantemente a ser acompanhado por um especialista.
OS SUPERALIMENTOS SÃO RECENTES?
Os super alimentos não foram inventados agora, existem há muitos anos em diferentes culturas. O importante é estar atento ao que vai chegando ao nosso mercado.
Existe actualmente a crescente preocupação da indústria para dar opções mais saudáveis aos clientes.
Os restaurantes começam a ter mais opções vegetarianas e as áreas saudáveis dos supermercados começam a ter corredores cada vez mais recheados e a abertura de restaurantes e supermercados categorizados como biológicos e, por isso, mais saudáveis são também pontos positivos.
Apesar das frutas e legumes serem ainda os produtos mais procurados alguns supermercados têm já zonas que são oásis de quem opta por alternativas para fugir à alimentação mais tradicional.
Para essas pessoas, bagas de goji, açaí, maca ou spirulina são tão comuns no dia-a-dia como o sal e a pimenta que todos usamos na cozinha.
SERÁ UMA MODA OU UM ESTILO DE VIDA?
Não se trata de uma peça de roupa, um restaurante da baixa ou uma banda nova, mas também a alimentação não se escapa a ser alvo das últimas tendências.
Neste caso, se a alimentação saudável é uma moda, então que venha para ficar e, tal como qualquer outra moda, vive de ciclos.
Os chamados sumos detox sempre foram feitos, com o nome de batidos de frutas. As papas de aveia, que têm vindo a tomar conta dos pequenos-almoços, mais não são que as papas das nossas avós.
Os pratos são recuperados mas agora, além de ocuparem os livros de receitas, enchem também os murais das redes sociais. A preocupação é o bom empratamento, o ângulo certo e uma foto que faça jus à qualidade do prato. Além de servir para exibir dotes, serve também de inspiração e motivação para quem se inicia na vida saudável.