(no Brasil também chamado de Milho Zaburro)
O SORGO é um cereal de origem Africana e Asiática, sua planta é semelhante a do milho, a farinha é obtida através do grão moído, forma mais utilizada para os consumidores. No Brasil os estados que mais consomem este cereal é Goiás e Minas Gerais, e é o quinto cereal mais produzido no mundo.
Antes de descobrirem os benefícios da farinha de sorgo para a saúde humana, este alimento era processado e destinado apenas para consumo de animais, e sua comercialização era feita somente em estabelecimentos específicos de alimentação para animais.
As propriedades da farinha de sorgo são bem semelhantes às do milho, a pequena diferença é que a farinha de sorgo tem mais proteína e gordura, e menos vitamina A.
BENEFÍCIOS DA FARINHA DE SORGO.
A farinha de sorgo não contem glúten e pode trazer diversos benefícios para a saúde, dentre eles podemos citar a prevenção de câncer de cólon e esôfago, ajuda na redução do colesterol e da diabetes tipo 2, também previne o envelhecimento precoce combatendo os radicais livres causadores do desgaste das células.
Graças ao seu alto teor de magnésio o sorgo contribui para um tecido ósseo saudável regulando os níveis de cálcio no corpo humano, melhora o sistema imunológico por ser rica em fibras, ajuda no emagrecimento rápido, pois proporciona maior sensação de saciedade, e é um ótimo regulador do intestino.
COMO UTILIZAR A FARINHA DE SORGO
A farinha de sorgo é uma excelente opção para preparar pães, bolos, biscoitos e panquecas, não altera o gosto dos alimentos, e pode ser estourada como pipoca.
RECEITA
BISCOITO DE SORGO
150 g de gordura de coco
1 xic.(chá) de açúcar mascavo
4 gemas
1 xic. de farinha de sorgo
1 colher (sopa) fermento
1 colher (café) de essência de baunilha
Raspas da casca de laranja
Amido de milho (até dar ponto na massa)
50 g de castanha
MODO DE PREPARO
Juntar a gordura de coco, o açúcar mascavo, as gemas, a essência de baunilha, as raspas da casca da laranja e bater bem na batedeira, depois acrescenta a farinha de sorgo, o fermento, e aos poucos o amido de milho até dar ponto de sovar a massa, por último acrescenta a castanha quebrada.
Moldar os biscoitinhos e assar em forno médio.
