O café coado é uma das bebidas mais consumidas no Brasil. E para preparar em casa, há vários detalhes que fazer toda diferença para extrair somente o melhor. O Bom Gourmet selecionou dicas de Georgia Franco de Souza, barista, mestre torradora, provadora de cafés e sócia do Lucca Cafés Especiais; Léo Moço, barista e proprietário da torrefadora Café do Moço e da rede de cafeterias Barista Coffee Bar; além de dicas da marca de cafés Melitta.
1 – Não use água de torneira. Prefira sempre a mineral ou filtrada. Motivo: impurezas, cloro e outras substâncias que podem estar presentes na água são capazes de afetar o sabor e o aroma do café.
2 – Esquente a água até começar a borbulhar. Desligue e deixe descansar por 1 minuto.
3 – Dobre o filtro seguindo a dupla costura, coloque no suporte e derrame um fio de água para esquentar os objetos do preparo.
4 – Para cada 100 ml de água, use, aproximadamente, uma colher de sopa de pó de café.
5 – Quando for colocar a água, coloque o suficiente para o café se hidratar.
6 – Espere 30 segundos e jogue a água em movimentos circulares, sem tocar o filtro.
7 – Espere alguns segundos até toda a água passar pelo filtro. O ar preso entre as partículas de pó levantará algumas bolhas. Ótimo, assim o café será melhor extraído pela água.
8 – Durante o processo de ‘passagem’ do café, não demore mais do que 5 minutos. A filtragem excessiva torna o café amargo.
9 – Dispense o açúcar. Ao adoçar a bebida, você mascara características naturais dela, como corpo, aroma e acidez.
10 – Passe a bebida no momento em que for tomá-la. Após 20 minutos no bule ou em uma hora na garrafa térmica, o café oxida. Isso faz com que a bebida perca algumas características sensoriais. Caso precise colocar o café na garrafa, a tática é escaldar o recipiente antes. Derrame água fervente no interior dele e depois o esvazie na pia. Dessa forma, quando você despejar o café, ele ficará quente por mais tempo.