Posted on

Sorgo

sorgo planta

(no Brasil também chamado de Milho Zaburro)

O SORGO é um cereal de origem Africana e Asiática, sua planta é semelhante a do milho, a farinha é obtida através do grão moído, forma mais utilizada para os consumidores. No Brasil os estados que mais consomem este cereal é Goiás e Minas Gerais, e é o quinto cereal mais produzido no mundo.

Antes de descobrirem os benefícios da farinha de sorgo para a saúde humana, este alimento era processado e destinado apenas para consumo de animais, e sua comercialização era feita somente em estabelecimentos específicos de alimentação para animais.

As propriedades da farinha de sorgo são bem semelhantes às do milho, a pequena diferença é que a farinha de sorgo tem mais proteína e gordura, e menos vitamina A.

BENEFÍCIOS DA FARINHA DE SORGO.

A farinha de sorgo não contem glúten e pode trazer diversos benefícios para a saúde, dentre eles podemos citar a prevenção de câncer de cólon e esôfago, ajuda na redução do colesterol e da diabetes tipo 2, também previne o envelhecimento precoce combatendo os radicais livres causadores do desgaste das células.

Graças ao seu alto teor de magnésio o sorgo contribui para um tecido ósseo saudável regulando os níveis de cálcio no corpo humano, melhora o sistema imunológico por ser rica em fibras, ajuda no emagrecimento rápido, pois proporciona maior sensação de saciedade, e é um ótimo regulador do intestino.

farinha-de-sorgo

COMO UTILIZAR A FARINHA DE SORGO

A farinha de sorgo é uma excelente opção para preparar pães, bolos, biscoitos e panquecas, não altera o gosto dos alimentos, e pode ser estourada como pipoca.

RECEITA

BISCOITO DE SORGO

150 g de gordura de coco

1 xic.(chá) de açúcar mascavo

4 gemas

1 xic. de farinha de sorgo

1 colher (sopa) fermento

1 colher (café) de essência de baunilha

Raspas da casca de laranja

Amido de milho (até dar ponto na massa)

50 g de castanha

MODO DE PREPARO

Juntar a gordura de coco, o açúcar mascavo, as gemas, a essência de baunilha, as raspas da casca da laranja e bater bem na batedeira, depois acrescenta a farinha de sorgo, o fermento, e aos poucos o amido de milho até dar ponto de sovar a massa, por último acrescenta a castanha quebrada.

Moldar os biscoitinhos e assar em forno médio.

sorgo.oceleiro
Equipe O Celeiro provando e aprovando os biscoitos de sorgo