Posted on

Massa Básica para Pastéis Assados (sem ovos e sem leite)

pastel assado

3 xícaras de farinha integral fina

4 colheres de sopa de óleo

1 colher de sopa de açúcar mascavo

1 colher de sopa de fermento biológico

1 colher de sobremesa de sal

1 ½  xícara de chá de água morna

Dissolver o fermento e uma colher de sopa de açúcar na água morna e deixar crescer por 10 minutos. Em uma tigela, colocar  a farinha, o sal, o restante do açúcar o óleo e o fermento crescido. Amassar bem, deixar crescer por meia hora. Abrir a massa com rolo. Cortar as rodelas de massa do tamanho que preferir ,  rechear e fechar os pastéis, apertando com um garfo para não abrir.

Recheio de Carne vegetal (PTS):

2 xícaras de chá de PTS ( Proteína Texturizada de Soja)

1 pimentão vermelho,1 tomate, 1cebola,1 dente de alho socado com sal,6 azeitonas, cheiro verde, outros temperos de sua preferência.

3 colheres de sopa de shoyu

1 copo de água para cozinhar ( acrescentar aos poucos)

Hidratar o PTS em água fria, lavar umas três vezes, e depois com água quente. Espremer bem. Temperar com o alho socado com o sal e um pouco do Shoyu . Em uma panela colocar um pouco de óleo e fritar a cebola, o tomate, pimentão, e por último colocar o PTS. Acrescentar uma xícara de água para ir cozinhando aos poucos, e por último colocar as azeitonas e cheiro verde. Deixar secar. Esfriar para colocar o recheio sobre a massa.

Levar ao forno médio para assar por 30 a 40 minutos. Pode passar clara em cima e salpicar sementes.

Pode fazer outros recheios de sua preferência ou pastéis doces com, banana, maçãs, e outros que sua criatividade sugerir!