Posted on

O que fazer para seu filho adorar frutas, verduras e legumes

criancas-adorar-frutas-vegetais

A FEIRA, OU ATÉ MESMO A QUITANDA DA ESQUINA, PODE SER UM PROGRAMAÇO

Mostre ao seu pequeno que há um mundo de cores muito além daquela mesa de balas presente nas festas infantis. Deixe que toquem, que peguem, que peçam para você comprar isso ou aquilo. E, claro, peça ajuda por exemplo, para escolher os tomates mais bonitos.

criancas-adorar-frutas-vegetais_0

CAPRICHE NO COLORIDO E NAS FORMAS

Invista na mistura de vegetais de cores diversas e use, se possível, forminhas especiais para cortar legumes. Na idade pré-escolar, a criança se sente atraída por apresentações curiosas de alimentos. Decore o prato de um jeito bem divertido. Faça uma carinha no sanduíche. Use a criatividade: pedaços de tomate podem transformar almôndegas em “joaninhas”.

criancas-adorar-frutas-vegetais_1

“DAR NOMES DIVERTIDOS AOS PRATOS AJUDA A CHAMAR A ATENÇÃO E A ABRIR O APETITE”

É o que ensina a nutricionista Julliana Bonato, de São Paulo, especializada em ensinar bons hábitos alimentarares à criançada. “Você pode anunciar que servirá borboletas enlouquecidas nas flores para colocar no prato um macarrão gravatinha com brócolis”, dá a dica.

criancas-adorar-frutas-vegetais_2

O LANCHE TAMBÉM É UMA OPORTUNIDADE PARA COMER VERDURAS E LEGUMES

Ora, muitas vezes a gente só pensa nesses vegetais para o cardápio do almoço e o do jantar momentos, por natureza, mais formais, já que a criança deve ficar sentada à mesa por mais tempo, o que nessa idade nem sempre é simples. Que tal oferecer um mini cachorro-quente que, em vez de batata palha, tenha cenoura crua ralada? Ou um hambúrguer pequeno com folhas de alface?

crianca-comendo-frutas-verduras

NUNCA, JAMAIS, EM TEMPO ALGUM, CAMUFLE OS VEGETAIS

É preciso fantasiar, sim, mas sempre jogando limpo à mesa. A velha sopa batida de legumes, por exemplo, pode fazer a criança comer tudinho e deixar sua consciência de adulto mais leve. No entanto, ela, coitada, só experimentou o gosto da mistureba gostosa, feita em casa, mas mistureba, sim, senhora. “Para criar um paladar que aprecia vegetais, você precisa apresentar ao pequeno a diversidade de sabores”, justifica Julliana Bonato.

criancas-adorar-frutas-vegetais_5

RESPEITE OS GOSTOS DA SUA CRIANÇA

Ok, se ela provou uma verdura e não gostou, prepare-a numa próxima refeição de maneira diferente em vez de desistir de primeira. “Se, mesmo assim, depois de testar receitas diferentes, a criança continuar dizendo que não gosta, aí respeite”, diz Julliana Bonato. Seu filho tem o direito de adorar abóbora, mas detestar abobrinha. Ele está construindo uma identidade em matéria de paladar e isso é ótimo.

criancas-adorar-frutas-vegetais_4

NÃO FALE “MEU FILHO NÃO COME VERDURA NEM LEGUME” NA FRENTE DELE

Aos 5 anos, ele não é bobo nem nada. Ao perceber que os pais, de certa maneira, entregaram os pontos, aí mesmo é que poderá recusar com veemência as hortaliças.

criancas-adorar-frutas-vegetais_3

DÊ SEMPRE O BOM EXEMPLO

Ah, você achou que a gente não iria repetir essa velha e boa frase, não é mesmo? Impossível. Que estímulo seu filho terá para experimentar um chuchu refogadinho se vive escutando em casa que piadinhas como aquela de que ele é o quarto estado da água?