Posted on

Aveia e seus benefícios

aveia_shutterstock_85675075

A aveia é um cereal super benéfico e deve fazer parte da vida saudável. Eu adoro e tenho sempre em casa! Na onda dos novos cereais, muita gente têm esquecido da importância da aveia, que também super nutritiva  e bem mais econômica!

Normalmente se associa a aveia ao bom funcionamento do intestino. E está certíssimo, pois ela  é riquíssima em fibras. Mas não é só isso não! Olhem só quantos benefícios ela tem:

– É rica em ferro, cálcio, magnésio, e vitaminas do complexo B (Vitamina B3 e B1) e vitamina E;

– Controla o colesterol e mantém as taxas de açúcar no sangue sob controle;

– Auxilia a perda de peso, pois dá saciedade por mais tempo;

– Reforça o sistema imunológico e combate infecções;

– Os antioxidantes da aveia protegem o coração;

– Os fotoquímicos encontrados na aveia previnem o câncer;

– As fibras solúveis e insolúveis mantêm os movimentos intestinais, excelente para o sistema digestivo.

Dentre os nutrientes, um tem grande destaque. É a fibra chamada de Betaglucana, que após fermentar no intestino grosso, atua na criação de moléculas que combatem microorganismos nocivos e também diminuem os níveis de colesterol.

Pesquisas revelaram que esse tipo de fibra Betaglucana aumenta a ação de forças imunológicas, reduzindo as chances de infecções e processos inflamatórios do organismo.

O cereal também é muito importante para quem sofre com a Diabetes tipo 2, pois as fibras presentes no alimento reduzem os picos de glicemia.

Ah! A aveia é um alimento sem glúten, porém no seu rótulo está escrito que contém glúten, e aí vem a confusão. A maior parte da aveia que encontramos é cultivada e processada junto com o trigo, acontecendo a contaminação cruzada.

Ou seja, a aveia é um alimento sem glúten que adquire traços de glúten na sua produção. Portanto, pessoas com intolerância devem tomar cuidado no consumo e escolher aveias que sejam livres de glúten, que ainda são difíceis de achar aqui no Brasil.

Fonte: Blog da Mimis