Posted on

Açafrão da Terra ou Cúrcuma – Jeitos especiais de usar essa especiaria

Ontem à noite aqui no O Celeiro teve uma palestra muito especial feita pelas nossas colaboradoras Raquel e Simone!
Elas falaram um pouco sobre o Açafrão da Terra, ou Cúrcuma.
E fugindo do convencional, nos ensinaram duas formas maravilhosas de usar a especiaria… Antes de ensinar elas à vocês, vamos passar um pouquinho do que aprendemos com elas ontem.

Na culinária pelo seu sabor picante combina com: carnes vermelhas, frango, peixes, vários tipos de arroz, sopas, legumes e verduras cozidas e também intensifica o sabor de molhos.

Além da culinária tem diversos benefícios a saúde. As principais propriedades da cúrcuma são a sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva, por isso, esta planta tem vários benefícios para o corpo, como:

Melhorar a digestão; ajudar na perda de peso; combate resfriados e gripes; evita crises de asma; desintoxica o fígado; regula a flora intestinal; elimina vermes intestinais; estimula o sistema imune; alivia inflamações da pele, como eczema, acne ou psoríase. Ajuda nas articulações inflamadas e dores artríticas, ajuda a prevenir a depressão, contém substâncias anti-cancerígenas, previne diabete tipo 2, tratamento potencial contra Alzheimer, reduz o risco de doenças cardíacas.

Além disso, a cúrcuma pode ser utilizada para diminuir os níveis de colesterol no sangue, inibir a formação de coágulos e aliviar os sintomas de tensão pré-menstrual.

O princípio ativo da cúrcuma é a curcumina, que vem sendo estudada para ser usada em forma de gel ou pomada para tratar feridas na pele, como queimaduras, pois tem apresentado ótimos resultados nos estudos científicos.

Agora, olha só o que elas nos ensinaram a fazer, nós experimentamos essa torta aqui, e podemos garantir que é maravilhosa.

Torta Doce de Queijo com Açafrão
Ingredientes
:
Massa:
-230g de farinha de trigo
-100g de manteiga
-1 ovo inteiro
Recheio:
-600g de queijo fresco ralado(ricota)
-90g de açúcar refinado
-395g de leite condensado
-2 ovos inteiros
-suco de 1/2 limão
-1 colher de sopa de açafrão
Calda:
-1 xícara de açúcar cristal (ou refinado)
-Polpa de 1 maracujá
Modo de fazer:
Massa:

-Misture a manteiga, a farinha e o ovo. Deixe descansar por 10 minutos.
Recheio:
Misture os ingredientes pro recheio um a um e reserve, enquanto estique a massa. Abra a massa e coloque pra pré assar em 180g por uns 15 minutos mais ou menos ou até dourar. Depois de pré assado espalhe o recheio encima e asse por 35 minutos. Pra calda misture o açúcar e a polpa de maracujá e leve ao fogo até ficar transparente. Deixe esfriar enquanto assa a torta e assim que tirar do forno, despeje por cima.

Deu água na boca?! Agora olha que interessante esse sabonete!

Sabonete de Açafrão
Ingredientes:
-1 sabonete de glicerina  90g  (granado)
-1 colher(sopa) de camomila
-1 colher (sopa)de açafrão em pó
-110 ml de água
-2 colheres de mel
-1 colher (chá) de bicabornato de sódio
Modo de fazer:

Coloque a camomila e a água numa panela pra ferver, a água vai diminuir um pouco, pra uns 90 ml, mais ou menos. Rale o sabonete de glicerina numa travessa e derrame o chá de camomila já coado sobre ele. Depois de bem derretido acrescente o açafrão, o bicabornato de sódio, e por último o mel. Distribua em forminhas de brigadeiro descartáveis para depois de frio desenformar e envolver em papel filme, rende 20 unidades.

Benefícios do sabonete:

Para combater a oleosidade e diminuir as acnes. A camomila age como tônico, age nas células da pele dando brilho e retirando aquele aspecto seco e envelhecido e com efeito clareador. O açafrão é um poderoso anti inflamatório, ele é um polifenol, combatendo o envelhecimento precoce por ser um anti oxidante, além de retirar as manchas.